PROPOSTA:
3 É feito uma roda com os alunos;
4 Após, é colocada uma mesa no meio da roda com uma sandália ou uma garrafa;
5 Alguém gira, e na medida que as duas pontas do objeto estiver indicando duas pessoas,será realizada a pergunta sobre o texto. ( essa pergunta é elaborada pelo aluno)
TEXTO:
O escularápio
Um escularápio foi chamado para tratar de uma rica senhora que sofria de catarata. Sendo, porém, desonesto, o nosso querido amigo, sempre que ia visitar a rica velha, furtava-lhe um objeto precioso. Quando acabaram os objetos preciosos, ele começou, despudoradamente, a levar-lhe também os móveis, um a um.
Afinal, certo dia, não tendo mais o que roubar, deixou de visitar a velha. Mas, não contente com isso, sapecou-lhe em cima uma conta terrível, capaz de abalar mesmo a fortuna do mais rico catarático.
A velha protestou, dizendo que não pagava, e a coisa foi para o tribunal. E foi no tribunal que a velha declarou o motivo de sua recusa em pagar. Disse:
"Não posso pagar a conta do senhor escularápio, do doutor médico, porque eu estou com a vista pior do que quando ele começou a me tratar. No início do tratamento eu ainda via alguma coisa. Mas agora não consigo enxergar nem os móveis lá da sala".
MORAL: A extrema desonestidade acaba visível mesmo para um cego.
(Millôr Fernandes)
BNCC
8º, 9º
Campo artístico-literário
Leitura
Estratégias de leitura
Apreciação e réplica
EF89LP33
Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam Bem-Vindos