terça-feira, 7 de abril de 2020

Texto: "Meu sapato" (6º, 7º /Produção de textos/EF67LP30)



MEU SAPATO














TEXTO DE MINHA AUTORIA
 PROFESSORA LAUDICEA

            Meu amigo sapato, vai comigo as festas, faculdade, minhas viagens, a passeios e muitos outros lugares importantes, mas ao chegar em casa, jogo o coitado para bem longe e reclamo muito por que ele deixou meus pés cheios de calos, mas a culpa não é dele, a culpa é minha que o carrego para lá e para cá e não dou descanso para ele.

           Mas, um dia parei um pouco para observar que, as coisas que são tão úteis e importante em nossas vidas, reclamamos, chutamos e às vezes ainda jogamos fora, mas, o tempo passa e quando vamos reconhecer o valor daquilo que tínhamos é tarde demais, o tempo passou e o levou.

          Percebi também que assim como acontece com os nossos objetos assim também fazemos com as pessoas que estão ao nosso lado. As pessoas que mais nos ajudam e estão sempre ao nosso lado são as mais que não damos valor, da mesma forma o tempo passa e as pessoas vão embora e quando vamos dá o real valor é tarde demais...

           Hoje assim como os meus sapatos, valorizo mais as minhas coisa e as pessoas que estão sempre ao meu lado, pois se eles em alguns momentos proporcionaram-me momentos ruins, inúmeras foram às vezes que trouxeram -me satisfações e alegrias e assim como os sapatos descolam e acabam, as pessoas também se desgastam e vão embora, por isso que é melhor valorizar aquilo que temos enquanto está ao nosso lado do que se arrepender quando não tiver mais.



Proposta:


Criação de um TEXTO REFLEXIVO a partir de um objeto que seja seu e você não o valoriza.
Faça uma relação do objeto com as pessoas ao seu redor. 

Obs: Sempre gosto de produzir um modelo ante de lançar a proposta aos alunos...



BNCC


6º, 7º

Campo artístico-literário

Produção de textos

EF67LP30

Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto. 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam Bem-Vindos

Concurso de Redação / Eja 2024 TEMA: Vida e Obras de Aurélio: sonhos, insistências pelas quais vale apena lutar.

Concurso de Redação /  Eja 2024 TEMA:  Vida e Obras de Aurélio: sonhos, insistências pelas quais vale apena lutar. Dia 3 de maio é aniversár...