Trabalhando o uso dos pronomes pessoais do caso reto a partir da brincadeira cabra-cega.
Instruções:
O professor coloca na lousa algumas frases com lacunas onde serão preenchidas com os pronomes: pessoais do caso reto;
A sala foi dividida em dois grupos;
É colocado em duas caixinhas os nomes dos alunos;
Na medida que são retirados os nomes dos alunos de cada caixa é feita brincadeira da cabra-cega;
Um dos alunos tem os olhos vendados, enquanto o outro vai guiado até colocar o papel na lousa e completar a frase;
O que vai guiado o outro precisa ter paciência e guiar corretamente, caso contrário quem perde o ponto é a pessoa que está guiado por não ter guiado corretamente.
Link do vídeo da aula: https://youtu.be/xhgLy2uHP-M
BNCC
8º, 9º
Campo de atuação na vida
pública
Análise linguística/semiótica
Textualização Progressão temática
EF89LP29
Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como
retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e
oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.),
catáforas (remetendo para adiante ao invés de retomar o já dito),
uso de organizadores textuais, de coesivos etc., e analisar os
mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de
divulgação do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam Bem-Vindos