sábado, 4 de abril de 2020

Pronomes pessoais: cabra-cega. (8º, 9º /Análise linguística/semiótica /EF89LP29)




Trabalhando o uso dos pronomes pessoais do caso reto a partir da brincadeira cabra-cega.

Instruções:


O professor coloca na lousa algumas frases com lacunas onde serão preenchidas com os pronomes: pessoais do caso reto;

A sala foi dividida em dois grupos;

É colocado em duas caixinhas os nomes dos alunos;

Na medida que são retirados os nomes dos alunos de cada caixa é feita brincadeira da cabra-cega;

Um dos alunos tem os olhos vendados, enquanto o outro vai  guiado até colocar o papel na lousa e completar a frase;

O que vai guiado o outro precisa ter paciência e guiar corretamente, caso contrário quem perde o ponto é a pessoa que está   guiado por não ter guiado corretamente.








Link do vídeo da aula: https://youtu.be/xhgLy2uHP-M


BNCC

8º, 9º

Campo de atuação na vida pública

Análise linguística/semiótica

Textualização Progressão temática 

EF89LP29

Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.), catáforas (remetendo para adiante ao invés de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de coesivos etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam Bem-Vindos

Ditado imaginário