de Manjusha Pawagi)
Narrador:
Era uma vez uma menina que tinha milhões e milhões de livros. Seus pais liam todos os dias,
Cena1
Havia obras na sala, no quarto, em cima da pia do banheiro, nos armários, em todos os cantos da casa. Seus pais vivam comprando livros e mais livros pra ela.
Narrador:
Um paraíso, não é? Não para Meena.
Meena detestava livros, não aguentava viver rodeada por eles e, por maior que fosse o esforço dos pais, não lia nenhum. Só havia um ser naquela casa que rejeitava mais os livros do que ela: Max, seu gato. Um belo dia, na tentativa de salvar o animal, que ficara preso em meio a uma montanha de livros, Meena deixa todos eles caírem fazendo a maior bagunça.
Cena 2
Os livros despencavam da pilha, voando pela sala e abrindo as páginas.
Narrador:
De repente, a menina percebeu que de dentro deles saíam seres e criaturas diversas. Que confusão! De onde vinha toda aquela gente?
Cena 3
Piratas, príncipes, elefantes, uma menina de capuz vermelho, porquinhos, lobos e coelhos de todos os tipos começaram a circular pela sala.
Onde moram as histórias
Narrador:
Meena ficou surpresa, achava que nos livros moravam só as palavras.
Cena 4
Os personagens circulavam atrapalhados pela casa e a menina queria mandá-los de volta para onde vieram; mas para isso, precisava descobrir quem pertencia a cada história.
Cena 5
Foi aí que Meena começou a abrir os livros e ler cada história, para achar o destino de cada um.
Narrador:
Quando chegou no último coelho ela percebeu que ia sentir falta dele, mas se deu conta que era só abrir as páginas do livro para tê-lo de volta em sua companhia. E quando os pais chegaram em casa, encontraram a menina rodeadas de livros, agora com as páginas abertas.
http://nacordabamba.com/2019/04/09/a-menina-que-odiava-livros/
BNCC
8º, 9º
Campo artístico-literário
Leitura
Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos
EF89LP34
Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme etc.
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