Costumo no primeiro dia de aula trabalhar com o texto "A Terra dos meninos pelados"
PROPOSTA:
1 Levo o material fotocopiado ou escrevo na lousa, deixando algumas palavras em negrito E APÓS LACUNAS;
2 Depois que os alunos escrevem o texto;
3 Peço para que eles escrevam 10 palavras que venham em sua mente;
4 Peço também para que eles escrevam ao lado das palavras em negrito, qualquer palavra dentre as 10 e assim vão preenchendo as lacunas;
5 Depois peço para os alunos substituir cada uma das palavras que eles escreveram por uma palavra no texto em negrito;
6 E assim, peço para que cada um leia o seu texto.
7 Os alunos que ainda têm um certo cuidado, eles vão analisar as palavras que melhor combine para substituir, mas, outros alunos irão colocar qualquer uma, somente para substituir a palavra destacada.
8 Depois que cada aluno ler o seu próprio texto, faço uma reflexão com eles e digo assim:
- É quando vocês vão escrever suas produções, se não prestar atenção nas palavras que vocês vão utilizar, é assim que ficarão seus textos, sem sentido.
OBS:
É um texto também que pode ser trabalhado sobre o bullying, o respeito, a empatia, e reconhecer que todos somos um diferente do outro em características, e não temos o direito de estar tirando brincadeiras desagradáveis para com nosso colega, pois isso deixa o colega triste.
Já trabalhei esse texto do sexto ao nono e deu super certo.
TEXTO:
“Havia um menino diferente dos outros meninos. Tinha o olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada. Os vizinhos mangavam dele e gritavam:
– pelado!
Tanto gritaram que ele se acostumou, achou o apelido certo, deu para se assinar
a carvão nas
paredes: Dr. Raimundo Pelado. Era de
bom gênio e
não se zangava; mas os
garotos dos arredores fugiam ao vê-lo,
escondiam-se por detrás
das árvores da rua,
mudavam a voz e perguntavam que fim tinham levado os cabelos dele.
Não tendo com quem
entender-se, Raimundo Pelado falava
só, e os outros pensavam
que ele estava malucando.
Estava nada! Conversava sozinho e desenhava na calçada coisas maravilhosas do país de Tatipirun, onde não há cabelos
e as pessoas têm um olho preto e outro azul.“
Campo artístico-literário
Leitura
Estratégias de leitura
Apreciação e réplica
EF89LP33
Ler, de forma autônoma, e compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances,
contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis,
biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção
científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai),
poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto
lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam Bem-Vindos