sábado, 4 de abril de 2020

#"A Terra dos meninos pelados" - GRACILIANO RAMOS (8º, 9º/Estratégias de leitura/EF89LP33)

Costumo no primeiro dia de aula trabalhar com o texto "A Terra dos meninos pelados"

PROPOSTA:

1 Levo o material fotocopiado ou escrevo na lousa, deixando algumas palavras em negrito E APÓS LACUNAS;

2 Depois que os alunos escrevem o texto;

3 Peço para que eles escrevam 10 palavras que venham em sua mente;

4 Peço também para que eles escrevam ao lado das palavras em negrito, qualquer palavra dentre as 10 e assim vão preenchendo as lacunas; 

5 Depois peço para os alunos substituir cada uma das palavras que eles escreveram por uma palavra no texto em negrito;

6 E assim, peço para que cada um leia o seu texto.

7 Os alunos que ainda têm um certo cuidado, eles vão analisar as palavras que melhor combine para substituir, mas, outros alunos irão colocar qualquer uma, somente para substituir a palavra destacada.

8 Depois que cada aluno ler o seu próprio texto, faço uma reflexão com eles e digo assim:
- É quando vocês vão escrever suas produções, se não prestar atenção nas palavras que vocês vão utilizar, é assim que ficarão seus textos, sem sentido.

OBS:
É um texto também que pode ser trabalhado sobre o bullying, o respeito, a empatia, e reconhecer que todos somos um diferente do outro em características, e não temos o direito de estar tirando brincadeiras desagradáveis para com nosso colega, pois isso deixa o colega triste.

Já trabalhei esse texto do sexto ao nono e deu super certo.


TEXTO:


“Havia um menino diferente dos outros meninos. Tinha o olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada. Os vizinhos mangavam dele e gritavam:
–  pelado!
Tanto gritaram que ele se acostumou, achou o apelido certo, deu para se assinar a carvão nas paredes: Dr. Raimundo Pelado. Era de bom gênio e não se zangava; mas os garotos dos arredores fugiam ao vê-lo, escondiam-se por detrás das árvores da rua, mudavam a voz e perguntavam que fim tinham levado os cabelos dele.
Não tendo com quem entender-se, Raimundo Pelado falava só, e os outros pensavam que ele estava malucando.
Estava nada! Conversava sozinho e desenhava na calçada coisas maravilhosas do país de Tatipirun, onde não há cabelos e as pessoas têm um olho preto e outro azul.“

 

Graciliano Ramos


BNCC

 8º, 9º

Campo artístico-literário

Leitura

Estratégias de leitura

Apreciação e réplica

EF89LP33

Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. 

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