sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

"É covardia despertar o amor sem intenção de ficar…":VERBOS (8º /Análise linguística/semiótica/EF08LP16)

PROPOSTA:


1 Professor entrega o texto em material fotocopiado a turma;

2 No lugar dos verbos que estão em negrito, retirar e deixa lacunas;

3 O professor vai lendo juntamente com a turma e nas lacunas vai perguntando aos alunos que verbo poderia ser encaixada ali;

4 Cada aluno que vai acertando vai sendo anotado pelo professor uma observação de pontos qualitativos;

OBS: Esse texto, as turmas amam, principalmente as meninas. 


TEXTO

É covardia despertar o amor sem intenção de ficar…


É covardia dizer palavras bonitas e depois agir -----------------feito criança que não sabe o que quer e o que diz. 

É covardia dizer que pretende ficar---------------- quando, na verdade, irá partir------------ a qualquer momento.

Quantas histórias já ouvi de enganos e daquela dor terrível de recomeçar. --------------Quantos corações partidos que deixam de acreditar---------------- no amor e, quando alguém aparece, já é descartado, com medo de doer novamente.

É covardia conquistar, ser gentil, só para inflar o ego e parecer o Don Juan. Ter----------- prazer em saber que alguém “morre” de amores pela gente é dessas coisas bizarras da vida que eu nunca vou entender.

Não entendo o gosto de “pisar” ----------------o outro, dos joguinhos e de fazer ------------promessas, quando as atitudes demonstram o contrário. Quando o príncipe vai logo virando sapo.

Covardia é quem chega de mansinho, vai logo ocupando um espaço em nosso coração, doma os nossos medos e, todas as vezes em que pensamos em dar ------------um passo para trás, esse alguém segura a nossa mão e nos faz darmos um passo à frente. Então, esse alguém vai embora, sem ao menos dizer adeus, sem ao menos dizer o porquê do sumiço.

Covardia é despertar sentimentos, oferecer --------------abraços, filmes no sábado à noite, no Netflix, quando, na verdade, irá inventar -----------------uma desculpa qualquer para nos deixar -------------------em casa sozinhos, pensando no que fizemos de errado.

Enquanto o outro curte a vida, você tenta entender onde falhou; enquanto o outro descobre outros risos, outros beijos, outros enganos, você se acha problema.

Bonito mesmo é quem fica, até quando não merecemos; quem entende as nossas pausas e os nossos medos; quem sabe dos nossos segredos e, mesmo assim, decide não partir.--------------

Bonito é quem não promete, mas prova, todos os dias, o quanto gosta da nossa companhia. Quem não mente, não engana e não se alegra com a dor do outro.

Bonito é quem desperta o amor e fica, quem conquista e cultiva, quem não apenas planta como rega, cuida, protege, como quem deseja não perder -------------aquilo que cativou.

https://www.asomadetodosafetos.com/2017/01/e-covardia-despertar-o-amor-sem-intencao-de-ficar.html


BNCC

Todos os campos de atuação Análise linguística/semiótica Modalização

EF08LP16

Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.)




4 comentários:

Sejam Bem-Vindos

Ditado imaginário