domingo, 17 de janeiro de 2021

"O Bicho", de Manuel Bandeira (8º, 9º / Produção de textos / EF89LP35)


 

Bandeira

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.

https://www.culturagenial.com/poema-o-bicho-manuel-bandeira/

 

ATIVIDADE

PRODUÇÃO TEXTUAL 

 

1) Diante da apresentação da estrofe 3, você já presenciou alguma cena parecida, onde um homem estava se comportando como um bicho diante de tamanha calamidade de sua vida, ao ponto de “Não examinar nem cheirar” o que ia comer?

Construa um texto narrativo contando o ocorrido e o que você sentiu naquele momento. Caso você nunca tenha presenciado alguma cena desse tipo, comente sobre a miséria e a pobreza tão características da realidade brasileira.

R__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


BNCC 

8º, 9º 

Campo artístico-literário

Produção de textos

Construção da textualidade

EF89LP35

Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam Bem-Vindos

Ditado imaginário