ESOPO
Esopo era um escravo de rara inteligência que servia à casa
de um conhecido chefe militar da antiga Grécia. Certo dia, em que seu patrão
conversava com outro companheiro sobre os males e as virtudes do mundo, Esopo
foi chamado a dar a sua opinião sobre o assunto, ao que respondeu seguramente:
—
Tenho a mais absoluta certeza de que a maior virtude da Terra está á venda no
mercado.
—
Como? – perguntou o amo, surpreso – Tens certeza do que estás falando? Como
podes afirmar tal coisa?
—
Não só afirmo, como, se meu amo permitir, irei até lá e trarei a maior virtude
da Terra.
Com a devida autorização do amo, saiu Esopo e, dali a alguns
minutos, voltou carregando um pequeno embrulho. Ao abrir o pacote, o velho
chefe encontrou vários pedaços de língua e, enfurecido, deu ao escravo uma
chance para se explicar.
—
Meu amo, não vos enganei – retrucou Esopo — A língua é, realmente, a maior das
virtudes. Com ela podemos consolar, ensinar, esclarecer, aliviar e conduzir.
Pela língua os ensinos dos filósofos são divulgados, os conceitos religiosos
são espalhados, as obras dos poetas se tornam conhecidas de todos. Acaso podeis
negar essas verdades, meu amo?
—
Boa, meu caro – retrucou o amo – Já que és desembaraçado, que tal trazer-me
agora o pior vício do mundo?
—
É perfeitamente possível, senhor. E com nova autorização de meu amo, irei
novamente ao mercado e de lá trarei o pior vício de toda Terra.
Concedida a permissão, Esopo saiu novamente e dali a minutos voltava com
outro pacote, semelhante ao primeiro. Ao abri-lo, o amo encontrou novamente
pedaços de língua. Desapontado, interrogou o escravo e obteve dele
surpreendente resposta:
—
Por que vos admirais de minha escolha? Do mesmo modo que a língua, bem
utilizada, se converte numa sublime virtude, quando relegada a planos
inferiores, se transforma no pior dos vícios. Através dela tecem-se as intrigas
e as violências verbais.
Através dela, as verdades mais santas, por ela mesma ensinadas, podem ser
corrompidas e apresentadas como anedotas vulgares e sem sentido. Através da
língua, estabelecem-se as discussões infrutíferas, os desentendimentos
prolongados e as confusões populares que levam ao desequilíbrio social. Acaso
podeis refutar o que digo? – indagou Esopo.
Impressionado com a inteligência invulgar do serviçal, o senhor
calou-se, comovido, e, no mesmo instante, reconhecendo o disparate que era ter
um homem tão sábio como escravo, deu-lhe a liberdade.
Esopo aceitou a libertação e tornou-se, mais tarde, um contador de
fábulas muito conhecido da Antiguidade, cujas histórias até hoje se espalham
por todo o mundo.
(Autor
desconhecido)
Disponível em: http://odemartins.blogspot.com/2014/05/interpretacao-de-texto-8-ano.htmlAcesso em 06 de jul de 2020.
1) Todos
os elementos abaixo são características de um conto, exceto:
a) ( ) Clímax;
b ) ( ) Narrativa curta;
c ) ( ) Espaço ou cenário
limitado;
d ) ( ) O Narrador;
e ) ( ) Muitos personagens;
2) Percebe-se no texto a utilização do ponto travessão várias vezes, Para
que finalidade foi utilizado?
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3) Complete as lacunas no trecho abaixo:
a) Meu amo, não vos enganei – retrucou Esopo — A língua é, realmente, a
maior das virtudes. Com ela podemos ----------------, ----------------, ----------------,
---------------- e ----------------.
4) De acordo com a leitura do conto, o que você aprendeu com Esopo a respeito
da língua?
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5) Você conhece algum
conto popular já contado por seus pais ou seus familiares? Conte-nos, escreva
ou grave um vídeo, seja de você ou alguém da sua família contando.
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Campo artístico-literário
Leitura
Estratégias de leitura
Apreciação e réplica
EF89LP33
Ler, de forma autônoma, e compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances,
contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis,
biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção
científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai),
poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto
lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
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