terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Quebra pote da produção textual (8º, 9º /Produção de textos/EF89LP35)

 Quebra pote da produção textual


PROPOSTA


1 Em um balão, desses conhecidos como: antigo quebra pote, o professor deve colocar:

SUBSTANTIVOS, ADJETIVOS, PRONOMES, 

PREPOSIÇÕES, VERBOS...

2 Encher o balão e pendurar em uma superfície alta:

3 O aluno escolhido para pocar o pote deve ficar com os olhos vendados;

4 E tentar ir em direção ao pote e poca-lo;

5 O aluno que conseguir estourar o balão irá ser afastado por alguém próximo para não se machucar;

6 Enquanto isso, a turma já deve está dividida em grupos e ter um representante;

7 Cada representante deve correr quando o balão for estourado e tentar pegar o máximo de papel, levar para  o grupo para que possam realizar o texto.


Sugestão:

Tema: Livre

Criar: minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos.


BNCC

 8º, 9º

Campo artístico-literário

Produção de textos

Construção da textualidade

EF89LP35

Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.


2 comentários:

Sejam Bem-Vindos

Ditado imaginário