PROPOSTA:
Apresente o texto para a turma;
Explique todo o processo do açúcar;
E a partir daí peça que o aluno produza um texto escrito, ou oral;
O aluno irá detalhar todo processo do alimento até chegar na sua mesa onde seu pai (ou aquele que eu considero como pai) trabalha. ( EXEMPLO: O peixe, se ele for pescador; uma casa, caso ele seja um arquiteto...etc
BNCC
8º, 9º
Campo artístico-literário
Leitura
Estratégias de leitura
Apreciação e réplica
EF89LP33
Ler, de forma autônoma, e
compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a
diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes
– romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances
juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de
ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como
haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre
o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
açúcar O branco açúcar que... Ferreira Gullar
O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi feito por mim.
Este açúcar veio
da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.
Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.
Em lugares distantes, onde não há hospital
nem escola,
homens que não sabem ler e morrem de fome
aos 27 anos
plantaram e colheram a cana
que viraria açúcar.
Em usinas escuras,
homens de vida amarga
e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.
https://www.pensador.com/frase/MjA0OT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam Bem-Vindos