https://i.ytimg.com/vi/rWUbTSRHY1Q/maxresdefault.jpg
Texto
https://esbrasil.com.br/a-amante-em-nossa-casa/
1) Assinale a opção correta, na oração, “Minha mãe me ensinou o que era bom e o que era mau e meu pai me ensinou a obedecer”. Mas, a estranha era:
a) ( ) mais forte;
b) ( ) nos encantava por horas falando de aventuras e mistérios;
c) ( ) Ela sempre tinha respostas para qualquer coisa que quiséssemos saber;
d) ( ) Todas as alternativas estão corretas;
e) ( ) Todas as alternativas estão incorretas.
2) "A estranha quase nunca parava de falar, mas o meu pai a amava. Tinha até ciúmes. Mandava a gente ficar em silêncio para poder ouvi-la". O pronome la foi utilizado para substituir qual palavra?
R_________________________________________________
3) "As brigas, os palavrões em nossa família não eram permitidos nem por parte de nossos amigos ou de qualquer um que nos visitasse. Entretanto, ela usava sua linguagem inapropriada que às vezes queimava meus ouvidos e que fazia meu pai e minha mãe se ruborizar".
Qual o significado da palavra destacada:
a) ( ) linguagem inadequada;
b) ( ) linguagem saudável;
c) ( ) linguagem imprópria;
d) ( ) Duas alternativas estão corretas;
e) ( ) Todas as alternativas estão incorretas.
4) Segundo o texto, o que o pai nunca deu permissão para a família, mas a estranha incentivava, dizia que isto os destacavam na sociedade?
R______________________________________________________
5) Segundo o texto quais qualidades são atribuídas a estranha? Todas as alternativas estão corretas, exceto:
a) ( ) jovem;
b) ( ) prática;
c) ( ) bonita;
d) ( ) elegante;
e) ( ) velha.
6) Na oração, “Agora sei que meus conceitos sobre relações foram influenciados fortemente durante minha adolescência por ela”. Quem seria essa amante? Produza um comentário explicando como chegou a essa conclusão:
__________________________________________________
8º, 9º
Campo artístico-literário
Leitura
Estratégias de leitura
Apreciação e réplica
EF89LP33
Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam Bem-Vindos