domingo, 21 de agosto de 2022

Classe de palavras: Desenrola, abre e cola no quadrinho (8º, 9º/ Análise linguística/semiótica/ EF89LP16)

PROPOSTA:

1 Primeiramente o professor deve: escrever na lousa ou levar um texto cheio de lacunas;

2 Levar também uma caixa com: verbos, substantivos, pronomes, etc. escritos e amassados;

3 O professor vai escolhendo um aluno de cada vez, ele vai até a caixa, retira, desamassa, abre e cola na lacuna.

Obs: no final, uma roda de conversa sobre a importância dos termos na organização dos textos. 



BNCC


8º, 9º

Campo jornalístico/midiático 

Análise linguística/semiótica Modalização 

EF89LP16

Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Piquenique literário (6º, 7º/ Estratégias de leitura/EF67LP28)


PROPOSTA:

 

1 É importante que haja uma combinação entre: direção, coordenação, e professores;

 2 Organizar uma quantidade de lanches;

 3 Separar alguns tapetes ou Lençóis;

 4 Procurar um ambiente seguro para os alunos ao ar livre; 

 5 Levar para os alunos, livros diversos;

 6 Permitir que os alunos passem aquele momento de leitura sem nenhuma cobrança;

 7 No dia seguinte, faça uma roda de conversa e peça que os alunos comente o que ele achou daquela leitura naquele dia.

 

Tenha uma ótima surpresa 😃

 

BNCC

6º, 7º

Campo artístico-literário

Leitura Estratégias de leitura Apreciação e réplica

EF67LP28

Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Diversidade Cultural no Brasil: (8º, 9º/Curadoria de informação/ EF89LP24)

 

Atividade:


1) De acordo com o conteúdo apresentado a baixo, complete as lacunas:

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: ________________, _________________, __________________, ________________, ____________________.


 2) Observando as culturas das cinco regiões brasileira, qual você achou mais interessante, por quê? (Produção escrita ou oral)

 R_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3) Diante das comidas citadas por regiões, quais dessas você já comeu? Conte-nos como foi a experiência:

 R_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Sugestões:

Peça teatral sobre as culturas;

Produção de receitas na sala pelo alunos; etc.

 

BNCC

8º, 9º

Curadoria de informação

EF89LP24 

Realizar pesquisa, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes abertas e confiáveis.

 



Diversidade Cultural no Brasil

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.

Nesse contexto, alguns aspectos culturais das regiões brasileiras serão abordados.

Região Nordeste

Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da cultura nordestina. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, arroz-doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.


Festa do Nosso Senhor do Bonfim, Salvador, Bahia.*1

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Região Norte

A quantidade de eventos culturais do Norte é imensa. As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, em Belém (PA); e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas. Outros elementos culturais da região Norte são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino.
A influência indígena é fortíssima na culinária do Norte, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo nortista são: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro.


Festival de Parintins (AM)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Região Centro-Oeste

A cultura do Centro-Oeste brasileiro é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, maria-isabel, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o pintado, pacu, dourado, entre outros.


Procissão do Fogaréu

Região Sudeste

Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.
A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza, etc.


Feijoada

Região Sul

O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã). Também integram a cultura sulista: o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-de-mamão, a dança de fitas, boi na vara. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.


Oktoberfest

 

*Créditos das imagens
T photography e Shutterstock.com

*1 Vinicius Tupinamba e Shutterstock.com

 
fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/filo-cnidaria.htm

Ditado imaginário