sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

"A Soberba dos substantivos" (6º, 7º/ Produção de textos/EF67LP30)

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A Soberba dos substantivos


(Minha produção)


        Tudo se passa em uma sala de aula, numa segunda feira em uma turma de 6° ano.

        A professora chega, cumprimenta seus alunos com um afetuoso Bom dia! E diz: 

__ Vamos iniciar a aula e o assunto de hoje é: Substantivo.

__Substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), em número (singular e plural) e em grau (diminutivo, normal, aumentativo).

__Vamos conhecer agora a Classificação dos substantivos, cada um tem a sua importância, vamos lá turma linda!

__Conforme as características que apresentam, os substantivos podem ser classificados em:

Nesse momento os substantivos estavam todos dormindo dentro do livro de Português quando escutaram a professora iniciar a aula e começou a confusão:

 — Deixe que eu falo professora: Sou o substantivo simples, formado por apenas um radical como: amor; casa; felicidade; livro; roupa, etc. 

__Você pode me utilizar da seguinte forma: Vamos comer um sonho ali na minha casa?

 __O substantivo simples é muito intrometido, tomou a vez da professora, mas deixa eu colocá-lo no lugar dele, ele está pensando que é melhor do que eu!

__ Sou o Substantivo composto: Sou formado por dois ou mais radicais como: arco-íris, beija-flor, malmequer; passatempo; segunda-feira, etc.

E ainda tem mais!!!

Isso mesmo!

Ainda podendo ocorrer composição por justaposição ou composição por aglutinação:

__Chega! disse a professora, eu continuo com a aula:

Na composição por justaposição, ocorre a junção de dois ou mais radicais, sem que haja alteração desses elementos formadores: amor-perfeito (amor + perfeito); beija-flor (beija + flor); guarda-chuva (guarda + chuva); peixe-espada (peixe + espada); saca-rolhas (saca + rolhas);

Já na composição por aglutinação, ocorre a fusão de dois ou mais radicais, havendo alteração de um desses elementos formadores: embora (em + boa + hora); planalto (plano + alto); vinagre (vinho + acre); fidalgo (filho + de + algo); dessarte (dessa + arte);

 ___Vejam só! Para esses dois, eu sou mais importante, sou o Substantivo primitivo, sou o substantivos cuja origem reside em palavras de outras línguas (latim, árabe, grego, francês, inglês,…).

algodão (do árabe al-qutun); chuva (do latim pluvial); folha (do latim folia); pedra (do grego pétra); Quilo (do grego khylós).

 __Kkkkk, eu sou mais importante, disse o Substantivo derivado, sou o substantivo que derivam de substantivos primitivos existentes na língua portuguesa:  açucareiro, chuvada, território, jardinagem, livraria.

__Vocês acham só por eu ser comum não tenho importância, sou melhor que vocês...Sou o Substantivo comum, aquele que nomeiam genericamente, sem especificar, seres da mesma espécie, que partilham características comuns: mãe, uva, computador.

 __E eu que sou Substantivo próprio, fico só observando, sou os substantivos escritos com letra maiúscula que nomeiam seres individuais e específicos. Particularizo os seres dentro de sua espécie, distinguindo-os dos restantes: Brasil, Carnaval, Flávia, Nilo.

 __Sou o Substantivo coletivo, escritos no singular, indico um conjunto de coisas ou de seres da mesma espécie. arquipélago (conjunto de ilhas); cardume (conjunto de peixes); constelação (conjunto de estrelas); et.

__Agora quem vai falar sou eu:

__Sou o Substantivo concreto, nomeio seres com existência própria, como objetos, pessoas, animais, vegetais, minerais, lugares, …mesa; chuva; Felipe; cachorro; samambaia.

 E para finalizar:

__Sou o Substantivo abstrato, nomeio conceitos, conceptualizações abstratas e realidades imateriais, como qualidades, noções, estados, ações, sentimentos e sensações de outros seres. amor; calor; beleza; pobreza; crescimento.

 — Neste momento a professora toma a vez e diz:

Tem hora em que, para evitar conflitos, basta cada um respeita uns aos outros, pois todos temos utilidades, diferentes, mas são úteis em cada momento. 


BNCC

6º, 7º

Campo artístico-literário

Produção de textos

Construção da textualidade

Relação entre textos

EF67LP30

Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto


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